Esse diálogo que cada texto faz
com muitos outros, de tal forma que nenhum é absolutamente original, nas nossas
interações, designamos intertextualidade.
É o que ocorre toda vez que um
texto tem relações claras com outro ou outros. Ocorre nas mais diversas
situações e nos mais diversos tipos de comunicação.
O processo de intertextualidade tem importante papel
com as influências em nossas vidas, nos contatos com obras de artes, na leitura
de mundo mais crítica e mais sensível. Isto acontece porque a cultura é claramente intertextual. Ela sempre acumula ou retoma, de alguma forma, as
experiências humanas.
Por exemplo: as adaptações para a
televisão, o cinema ou o teatro de determinado romance podem ser mais ou menos
fiéis ao original. Isso quer dizer que o
adaptador se sentiu livre para modificar a história, conservando dela apenas
alguns pontos, sua questão central e alguns personagens.
TIPOS DE INTERTEXTUALIDADE
Paráfrase: retomada de um texto sem mudar seu fio condutor, a sua
lógica.
Paródia: é o tipo de processo intertextual em que o texto original
perde sua ideia básica. Seu fio condutor. Frequentemente a paródia é crítica e
questionadora.
Pastiche: aproveita os recursos ou clima de outra obra. Por
exemplo, "Os Trapalhões" aproveitaram o humor pastelão de o “Gordo e o Magro”, ou
“Os Três Patetas”’.
Citação: comum em trabalhos científicos, usado sempre que queremos
comentar para comprovar ou para reprovar determinada ideia.
Epígrafe: texto curto, transcrito no início de outro texto para indicar
que o pensamento desenvolvido nesse último tem a ver com o outro. Justifica-se
a partir do outro.
Referência: é a lembrança de passagem ou personagem de um
texto. Quando alguém diz que se sentiu a
própria rainha da Inglaterra, por exemplo.
Referência bibliográfica: estamos dizendo que lemos muito e que não
estamos sozinhos na exposição de nossas ideias.
Alusão: é um dado mais vago. Não indica a fonte. O conhecimento do
interlocutor é fundamental para percebê-la ou não.
Lembramos que nem sempre temos consciência
que estamos sendo intertextuais, da
mesma forma, que o reconhecimento da intertextualidade
pelo interlocutor exige uma razoável leitura de mundo.
BONS ESTUDOS!!!!!
Fonte de estudo: Programa gestão de aprendizagem escolar - Gestar II - TP1
Fonte de estudo: Programa gestão de aprendizagem escolar - Gestar II - TP1
Excelente exposição sobre os TIPOS DE INTERTUALIDADE
ResponderExcluirAjudou bastante!!! muito bom
ResponderExcluirGostei das suas ideias. Parabens!!!
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