POEMA DE FORMA FIXA, COM 14 VERSOS, DISTRIBUÍDOS EM 4 ESTROFES.
AS DUAS PRIMEIRAS TÊM 4 VERSOS E AS OUTRAS DUAS TÊM 3 VERSOS.
Um mover d'olhos, brando e piedoso,
sem ver de quê; um riso brando e honesto,
quase forçado, um doce e humilde gesto,
de qualquer alegria duvidoso;
Um despejo quieto e vergonhoso,
um repouso gravíssimo e modesto,
uma pura bondade, manifesto
indício da alma, limpo e gracioso;
um encolhido ousar; uma brandura;
um medo sem ter culpa; um ar sereno;
um longo e obediente sofrimento:
esta foi a celeste formosura
da minha Circe, e o mágico veneno
que pode transformar meu pensamento.
CAMÕES, Luís Vaz de.Obra completa.Rio de Janeiro
Vemos então, neste poema que o poeta sugere a ambiguidade de determinada mulher, tanto no físico, quanto no espírito. Mostra uma dificuldade de ser definida, onde sugere ser a famosa Mona Lisa de
Leonardo da Vinci.
Estamos falando de INTERTEXTUALIDADE, pois temos então dois textos: O SONETO E A OBRA DE LEONARDO DA VINCI.
AS DUAS PRIMEIRAS TÊM 4 VERSOS E AS OUTRAS DUAS TÊM 3 VERSOS.
Um mover d'olhos, brando e piedoso,
sem ver de quê; um riso brando e honesto,
quase forçado, um doce e humilde gesto,
de qualquer alegria duvidoso;
Um despejo quieto e vergonhoso,
um repouso gravíssimo e modesto,
uma pura bondade, manifesto
indício da alma, limpo e gracioso;
um encolhido ousar; uma brandura;
um medo sem ter culpa; um ar sereno;
um longo e obediente sofrimento:
esta foi a celeste formosura
da minha Circe, e o mágico veneno
que pode transformar meu pensamento.
CAMÕES, Luís Vaz de.Obra completa.Rio de Janeiro
Vemos então, neste poema que o poeta sugere a ambiguidade de determinada mulher, tanto no físico, quanto no espírito. Mostra uma dificuldade de ser definida, onde sugere ser a famosa Mona Lisa de
Leonardo da Vinci.
Estamos falando de INTERTEXTUALIDADE, pois temos então dois textos: O SONETO E A OBRA DE LEONARDO DA VINCI.
É um ótimo conceito de SONETO, gostei muito, mas você poderia ter falado mais um pouco!
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