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INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

         CONCEITO:

           O que é um texto? Texto não é um amontoado desorganizado de palavras. O fato de se escreverem palavras existentes na lingua, em uma sequência, não significa que se construiu um texto.
          Veja:

          "O brasil tem muitos problemas sociais, econômicos e culturais. O presidente FHC viajou para a Europa porque o meu vizinho matou o meu cachorro. Mas grande parte da pobreza nacional é        consequência da violência social, porque a vida sexual das pessoas deve ser responsavel e a Aids é  um problema mundial e ninguém entendeu os motivos da viagem do presidente. Use preservativo       sempre, presidente, porque foi viajar?"

          Observe que as palavras utilizadas no texto acima existem em Português, as orações até que apresentam uma construção sintática (sujeito, verbo e complementos) possível. O sujeito concorda com os verbos, os nomes (substantivos, adjetivos, advérbios, etc.) concordam em número (singular/plural) e gênero (masculino/feminino), ou seja, as palavras têm muitas condições gramaticais para serem consideradas um texto, mas não formam um texto.
          Porque as palavras acima não podem ser consideradas um textos? Porque são um amontoado de palavras que não formam uma "unidade de sentido" e não preenchem "uma função comunicativa reconhecível e reconhecida" pelo leitor (A coerência Textual, de Ingedore G. Villaça Koch e Luiz Carlos Travaglia, 6. ed. São Paulo: Ed. contexto, 1995, p. 31-32, coleção Repensando a Lingua Portuguesa). É um texto incoerente, sem conexão lógica entre as ideias. não há relação de sentido entre elas: " a presidente FHC viajou" e "meu vizinho matou meu cachorro", por exemplo. Além disso, essas ideias estão malconectadas: a palavra "porque" estabalece uma relação de causa, mas a morte do meu cachorro jamais pode ser aceita pelo leitor como causa da viegem do presidente: não há uma adequada coesão ou ligação entre as ideias.
          Para que haja texto é necessario que haja COESÃO (conexão no plano gramatical, elementos coesivos como conjunções, pronomes) e COERÊNCIA (relação lógico entre as ideias) textual.
          (Sugerimos que você, com ajuda de sua professor, descubra em outras partes do texto a falta de coerência e coesão textual no "texto" acima.)
          Assim, para que você faça uma leitura (e/ou escreva um bom texto) adequada, é necessário que conheça essas funções dos elementos linguístico responsáveis pela coesão e perceba as relações lógicas ou a coerência textual.

                                                          EDITORA DCL - www.editoradcl.com.br 
         

Comentários

  1. texto muito interessante!!! vai ser muito útil para os estudantes do ensino médio.

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