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CLASSIFICANDO GÊNEROS TEXTUAIS


          Sempre que nos manifestamos linguisticamente, o fazemos por meio de textos.
          Cada texto realiza SEMPRE um GÊNERO TEXTUAL. Mas como identificar os gêneros?
          OS GÊNEROS podem apresentar uma certa mistura, nem sempre são um gênero puro e nem rígido. E classificá-los não é seguir uma fórmula lógico-matemática, uma fórmula fixa. Há sobreposições e variações culturais e estilísticas- há mistura, porque os contextos sociais não são homogêneos. As intenções dos falantes podem tornar flexível até um padrão mais rígido do gênero textual e transpô-lo para situações sociocomunicativas diferentes daquela de seu emprego habitual.

IMPORTANTE

TODO TEXTO APRESENTA ALGO DE IGUAL E ALGO DE DIFERENTE DE OUTROS TEXTOS.
O IGUAL CORRESPONDE AO QUE É TÍPICO DA CONSTRUÇÃO TEXTUAL EM DETERMINADO CONTEXTO SOCIAL;O QUE É DIFERENTE CORRESPONDE ÀS MARCAS DOS USUÁRIOS DA LÍNGUA.  
A IDENTIFICAÇÃO DE UM GÊNERO DEPENDE DESSES FATORES, NÃO APENAS DE UM SÓ.


VAMOS TRABALHAR UM GÊNERO MUITO CONHECIDO: A FÁBULA

TOMEMOS A CLÁSSICA FÁBULA DA CIGARRA E DA FORMIGA, ORIGINALMENTE CRIADA POR ESOPO, UM ESCRITOR DA GRÉCIA ANTIGA. ESTA FÁBULA FOI ALVO DE DIVERSAS VERSÕES POR PARTE DE VÁRIOS ESCRITORES, COMO POR EXEMPLO, LA FONTAINE, UM POETA FRANCÊS DO SÉCULO XVII, QUE LHE DEU FORMA DE POESIA.

A CIGARRA E A FORMIGA
                            La Fontaine

A cigarra, sem pensar
em guardar
a cantar passou o verão.
Eis que chega o inverno, e então,
sem provisão na dispensa,
como saída, ela pensa
em recorrer a uma amiga:
sua vizinha, a formiga,
pedindo a ela, emprestado,
algum grão, qualquer bocado
até o bom tempo voltar.
Antes de agosto chegar,
pode está certa a Senhora:
pago com juros, sem mora.
Obsequiosa, certamente,
a formiga não seria.
-Que fizeste até outro dia?
perguntou à imprevidente.
-Eu cantava, sim senhora,
noite e dia ,sem tristeza.
-Tu cantavas? que beleza?
Muito bem: pois dança, agora...


JEAN DE LA FONTAINE
Foi um poeta francês que viveu entre 1621 e 1695. Tornou-se famoso por escrever fábulas inspiradas em clássicos gregos e latinos, como Esopo, Fedro e Horácio.


       Fonte de estudo: Programa gestão de aprendizagem escolar - Gestar II - TP3

Comentários

  1. Boa ideia !!! gostei da forma como explicou os gêneros textuais. Com relação a fábula de La Fontaine, fica o conhecimento, embora não concorde com o desfecho da cigarra sempre ser vilã, pois ela tem sua função social, assim como o Roberto Carlos, partindo de um cantor renomado, isso sem falar dos Michel Telós da vida.

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  2. isso é incrivel para adolecentes do ensino médio!!!
    isso vai ser muito util para os meus alunos!

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