O PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL
COMPÕE-SE DE QUATRO ETAPAS
PRINCIPAIS:
- PLANEJAMENTO
- ESCRITA OU COMPOSIÇÃO
- REVISÃO e
- EDIÇÃO
PLANEJAMENTO:
O planejamento varia de acordo com o
objetivo do texto que vou produzir. Por
exemplo, se eu planejar escrever um texto argumentativo, meu objetivo será
diferente de planejar para escrever um relato sobre minhas experiências.
O texto poderá também ser planejado
durante a própria escrita e a releitura serve para dar uma organizada nas
ideias.
O planejamento durante a escrita
requer que tenhamos nossos objetivos em mente e de acordo com o que vamos
produzindo, podemos modificar o que for necessário. Isso se aprende com muita
prática e reflexão. Por isso, precisamos praticar muito... escrever... escrever...
e escrever!
A ESCRITA:
É uma atividade comunicativa que
depende de todo um trabalho de
preparação e organização. Desenvolve-se a partir de um processo de avanços e
retrocessos. É neste momento que o escritor
comunica-se com seu texto. Calkins (2002, p33) sugere as seguintes
perguntas:
- O que eu disse até agora?
- O que eu estou tentando dizer?
- Será que gosto do que escrevi?
- O que é tão bom aqui que eu possa entender?
- O que não é bom que eu possa arrumar
- Como meu texto soa? Como parece?
- O que meu leitor pensará quando ler isto?
- O que sentirão? Pensarão?
O desafio é aprender as técnicas de construir um texto COESO e COERENTE de acordo com as condições da produção.
REVISÃO:
Durante a revisão o autor lê o rascunho
(a primeira versão do texto),
podendo reescrevê-lo até avaliar que está bom para ser lido por outra pessoa. Nesta
etapa o autor criar um distanciamento com seu texto, o contrário do processo da
escrita em que ele comunica-se com ele. Neste momento ele tenta colocar-se no
lugar do interlocutor. As releituras necessárias dependem da representação que
o escritor tem de seu texto, de seu objetivo, focando nos processos de coesão e
coerência.
EDIÇÃO:
É a etapa em que se revisa mais uma
vez o texto para se produzir a última versão. Nesta etapa fazem-se os últimos
retoques verificando-se as formas, inclusive pontuação e ortografia.
BOA PRODUÇÃO!!!!!!!
Fonte de estudo: Programa gestão de aprendizagem escolar - Gestar II - TP6
Comentários
Postar um comentário